segunda-feira, 30 de maio de 2016

Maio Amarelo

ATENÇÃO:

http://www.papanduva.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/362351/codMapaItem/18206


nãofoiacidente.org


#ficaadica
#maioamarelo
#atençãopelavida
#eusou+1 por um trânsito mais humano


terça-feira, 24 de maio de 2016

Dia Nacional do Café ☕❤

24 de Maio - Dia Nacional do Café

                                                                                Foto: Natália Irina 

Os brasileiros são tão apaixonados por café que esta bebida tem, desde 2005, uma data exclusiva para ser comemorada: 24 de Maio - Dia Nacional do Café. 
Incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, a data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras.
http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=34


O café é fonte de ácidos clorogêncios - antioxidantes e cafeína. 
Tome sem açúcar e sem adoçante! :) 


Bom café! ☕



segunda-feira, 23 de maio de 2016

H1N1

Prevenção




O que é a Influenza A/H1N1?
A influenza suína (gripe suína) é uma doença respiratória dos porcos causada por um vírus de
influenza do tipo A, que é motivo de surtos regulares em porcos. 
As pessoas, normalmente, não contraem a gripe suína, porém infecções em seres humanos
podem acontecer e de fato acontecem. Estudos mostraram que os vírus da gripe suína podem
se disseminar de pessoa para pessoa; porém, no passado, essa transmissão era limitada e
não sustentada para além de três pessoas.

http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/resp/influsuina09_info.htm

Influenza

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril,
 aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada
por inícioabrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos,
 incluindo febre,calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia,
assim como sintomasrespiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.
A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo
por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou
espirrar.
Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas,
não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.
O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas
grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de
superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A,
os subtipos A(H1N1)  e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem
aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).
Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem
um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante
na redução do impacto da influenza. 
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/influenza

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Vida



Quando deparamos com a Morte , com a perda, pensamos tanto na Vida ... 

Nós somos o único animal que é mortal. Todos os outros animais são imortais. Embora todos morram, nós somos o único que além de morrer, sabe que vai morrer. Teu cachorro tá dormindo sossegado a essa hora. Teu gato tá tranquilo. Você e eu sabemos que vamos morrer. Desse ponto de vista, não é a morte que me importa, porque ela é um fato. O que me importa é o que eu faço da minha vida enquanto minha morte não acontece, pra que essa vida não seja banal, superficial, fútil, pequena. Nesta hora, eu preciso ser capaz de fazer falta. No dia que eu me for, e eu me vou, quero fazer falta. Fazer falta não significa ser famoso, significa ser importante. Há uma diferença entre ser famoso e importante. Muita gente não é famosa e é absolutamente importante. Importar; quando alguém me leva pra dentro, importa. Ele me porta pra dentro, ele me carrega. Eu quero ser importante. Por isso, pra ser importante, eu preciso não ter uma vida que seja pequena. E uma vida se torna pequena quando ela é uma vida que é apoiada só em si mesmo, fechada em si. Eu preciso transbordar, ir além da minha borda, preciso me comunicar, preciso me juntar, preciso me repartir. Nesta hora, minha vida que, sem dúvida, ela é curta, eu desejo que ela não seja pequena."                                                                Mario Sergio Cortella

Do Documentário Eu Maior

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Aniversário da Cidade - 8 de maio



Evento Turístico e Cultural

COMO TUDO COMEÇOU

O Capitão Vieira da Cunha e João Sobrinho de Moraes alegaram pretender povoar a região dos sertões da Paraitinga e, por isso, receberam do Capitão de Taubaté, Felipe Carneiro de Alcaçouva e Souza as primeiras sesmarias da então Vila de Guaratinguetá, que havia explorado todo aquele sertão, apresentou ao Governador, capitão-general D.Luís Antonio de Souza Botelho Mourão, um requerimento em que vários povoadores lhe pediam para fundar junto ao Rio Paraitinga e entre Taubaté e Ubatuba, uma nova povoação.
A 2 de Maio de 1.769 essa petição foi deferida, recebendo a povoação o nome de São Luiz e Santo Antonio do Paraitinga, sendo a padroeira Nossa Senhora dos Prazeres. No dia 8 de maio de 1.769 o sargento mor Manoel Antonio de Carvalho foi nomeado fundador e governador da nova povoação.
Um incentivo do governador geral estimulou a mudança de mais gente para o local que foi elevada à Vila em janeiro de 1.773, instalada a 31 de Março do mesmo ano. A Vila teve rápido progresso de início, mas depois veio a estacionar na cultura dos cereais e só muito mais tarde se deu início à plantação de café e algodão.Por lei provincial a 30 de Abril de 1.857 foi elevada a categoria de cidade e por título de 11 de junho de 1.873 obteve a denominação de “Imperial Cidade de São Luiz do Paraitinga”.


segunda-feira, 9 de maio de 2016

♥ Dia das Mães ♥

Minha Mãe ♥

Há sessenta e três anos, num belo e brilhante dia primaveril de setembro, lembro-me de, ao nascer, ter ouvido de minha mãe estas suaves palavras: “Seja bem-vindo! Eu te amo”. Desde, então, sua trajetória como mãe sempre foi exclusiva e totalmente dedicada à família e aos filhos. Lembro-me, também, de ela suavemente pegar-me em seus braços, ora ofertando-me os seus seios, ora mamadeiras caliente, sussurrando, baixinho, o quão importante era o mamar. Lembro-me das cantigas de ninar, “Dorme, neném, que a bruxa vem pegar...”, com as quais me embalava para suavizar meus sonos e, talvez, os meus sonhos. Lembro-me das suaves massagens abdominais com as quais tentava suavizar as dores comuns que acometiam ao ser frágil que, então, eu era. Lembro-me do zelo com que ela me virava de bruços para evitar que o regurgitar me engasgasse.
Lembro-me das leves compressas de água quente que ela colocava ao lado de meus ouvidos para suavizar minhas otites. Lembro-me de vê-la abrir as cortinas do meu quarto, para que a luminosidade entrasse, assim como, de fechá-las, para que tudo ficasse escuro e eu, adormecendo, não trocasse o dia pela noite. Lembro-me do seu sorriso, maravilhosamente lindo, quando recebia, orgulhosa, elogios das amigas sobre mim, “Que bebê fofo, de olhos azuis!”. Lembro-me, ainda, de, com minha mãe, sair do médico que me acompanhava, e ouvi-lo dizer a ela que eu seria alto como os atletas olímpicos de então. O tempo passou. Minha mãe e eu compartilhamos, também, esse tempo e envelhecemos juntos.

Menino, lembro-me de minha mãe, ansiosa, levando-me ao primeiro dia na escola, dizendo-me, ao longo da caminhada, que eu ali iria fazer centenas de amigos, alguns de meu tamanho, outros maiores e outros menores. E que todos, talvez, viessem a ser meus companheiros por uma longa jornada. Lembro-me, ao adentrar na sala de aula, de ver minha mãe me abraçando carinhosamente ao ver meu temor e receio, afagando-me os cabelos. Suas palavras? De que aquela professora só parecia brava, mas que, na verdade, era a “mãe” de todos nós. Lembro-me de que minha mãe, a despeito de não dominar escrita e leitura, dizer-me que naquele ambiente eu deveria aproveitar ao máximo o que me fosse ensinado, pois era isso que faria grande diferença. Lembro-me, também, de tê-la ouvido dizer que deveria “devorar” todos os livros que ali estivessem, não deixando, se possível, nem um para trás, especialmente “Simbad, o marujo” e “As viagens de Gulliver”. Lembro-me de seu orgulho quando um diretor lhe disse, bravo, que eu só gostava de bolas e de livros. Mal imaginava ele que, ambos, de fato, me acompanhariam ao longo de toda a minha jornada.

Jovem, lembro-me de seu júbilo quando fui aprovado no exame de admissão ginasial e nos exames vestibulares. Lembro-me de seus abraços e cumprimentos quando fiz mestrado e doutorado. E não me esqueço de seu choro profundo quando meu pai, seu companheiro, desta vida se foi. Lembro-me, nessa ocasião, de tê-la ouvido dizer que metade de seu ser ia com ele. O mesmo que disse quando um dos filhos se foi, acrescido de, “Os homens deveriam decretar uma lei proibindo que um filho fosse antes da mãe”. Minha mãe, ao longo de toda a minha jornada, de longe ou de perto, compartilhou comigo minhas alegrias e tristezas, vitórias e frustrações. Minha mãe tem sido uma companheira que tem dignificado o seu modo de ser mãe. Hoje, entrando nos seus oitenta, ainda lúcida e ativa, traz o andar vagaroso e as mãos trêmulas. Mas ainda é capaz de amparar-me na infelicidade, na miséria, na desgraça, nos infortúnios diversos de minha vida. Nunca se esqueceu de mim. 

Lembro-me, por fim, que, todos os anos, na data de meu aniversário, exatamente ao meio dia, ela me telefonar, para dizer: “Eu te amo, meu filho”. E, a sua semelhança, queria eu, hoje, usar todos os telefones do mundo para bradar, “Mãe, eu te amo.”.

Prof. Dr. José Aparecido da Silva
Professor titular do Departamento de Psicologia da FFCLRP/USP
Meu Tio ♥

♥♥ Parabéns a todas as mães! ♥♥

Em especial a minha mãe :), Vó que é mãe duas vezes, Madrinhas, Tias, Sogra...
 «As Mães que já desencarnaram e olham por seus filhos...Y
As Mães do Projeto Vida Saudável!!
Sintam-se amadas!

Caminhada e Corrida de Dia das Mães

No dia 07 de maio o Projeto Vida Saudável participou da Caminhada e Corrida de Dia das Mães, evento aberto ao publico, com o objetivo de fazer Atividade Física e arrecadar a pó de café e aveia para o Lar São Vicente de Paula de Lagoinha.


Participantes

Lucinéia - Representando o Projeto Vida Saudável :)



Obrigada a todos!


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Você


Sua  Vida, 
Sua Felicidade, 
Sua Saúde, 
Depende de Você! 


Treine, Mexa-se, ninguém pode fazer isso por você! rs

Caminhe,
Pedale,
Jogue bola, 
Pule corda, 
tente fazer alguma atividade física que tenha afinidade, que goste ou descubra uma... rs 


terça-feira, 3 de maio de 2016

Dia Internacional do Sol

Sol e Filtro dos Sonhos 
Fonte: Google imagens 


http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/promocao_cidadania/programacao_maio_2016.aspx 

Calor:

O calor favorece a ação das enzimas, presentes nos vegetais e nos animais, com a função de acelerar a quebra de moléculas de proteínas. Algumas espécies de animais, chamados pecilotermos, como os peixes, anfíbios e répteis, podem melhorar sua atividade metabólica quando a temperatura ambiental atinge níveis mais elevados.

Luz: 

Já a energia luminosa, também proveniente do Sol, é fundamental para a fotossíntese, processo em que os vegetais verdes transformam gás carbônico e água em glicose, lipídios, proteínas, vitaminas, ácidos nucleicos, liberando oxigênio para atmosfera. Como os organismos fotossintetizantes formam a base das cadeias alimentares dos ecossistemas em geral, os benefícios da fotossíntese são aproveitados pelos outros seres vivos que daqueles se alimentam. Por fim, a luz no corpo humano é essencial para auxiliar a absorção da vitamina D, responsável por fixar o cálcio.



Consultoria Dan Edésio Pinseta, professor de Biologia do Anglo Vestibulares, na capital paulista. 


#VIVAOSOL
#VITAMINAD

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Atividade 03 - Zumba

Dia 02/05 - Atividade 03 - Aula de Zumba com a Professora Juliana






Frio? o Frio foi embora! Deu para esquentar, suar e cansar! :)

Zumba é uma dança de fitness programa criado pelo colombiano bailarino e coreógrafo Alberto "Beto" Perez na década de 1990.[1] Zumba é uma marca de propriedade da Zumba Fitness, LLC. 



Zumba é uma marca global de estilo de vida! 
A Zumba® combina entretenimento e cultura com uma empolgante sensação de festa! Zumba® mistura ritmos mundiais de altíssimo astral com uma coreografia fácil de seguir, que parece com uma comemoração.


Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Zumba
https://www.zumba.com/pt-BR/about


Bate Papo - Psicóloga

Dia 02/05 - Bate Papo com a Psicóloga

Abertura 

Atividade: Escravos de Jó

♪ ♫
Escravos de jó
Jogavam cachangá
Tira, põe,
Deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za
♫ ♪


Grupo :)

Frio

O frio chegou!!



Cuidado para não relaxar e deixar a preguiça e o cobertor te pegar!

Continue se alimentando de forma saudável e fazendo atividade física!

Existem relatos que nesta época do ano cai muito o consumo de frutas e saladas, e que os alunos fogem da academia, param de fazer atividade física... será?

Continue na sua meta, seu foco!

Mantenha / reduza seu peso nada de ganhar gordura corporal! :)