quarta-feira, 6 de abril de 2016

Projeto Vida Saudável Mobilizado contra o Aedes aegypti

Projeto Vida Saudável consciente sobre Dengue, Chikungunya, Zika.

Não podemos deixar o mosquito nascer: Elimine a água parada.

Um mosquito não é mais forte que um País inteiro.

Faça sua parte!

O que é Aedes aegypti? 

Os insetos da ordem Diptera pertencentes à família Culicidae são conhecidos como mosquitos, pernilongos, muriçocas ou carapanãs. Possuem como características morfológicas o corpo delgado, delicado, coberto de escamas e pernas longas. A maior parte das fêmeas exerce hematofagia, isto é, alimentamse de sangue e, além do desconforto causado ao hospedeiro pela picada, podem transmitir vários patógenos. Entre as espécies conhecidas da família, destaca-se o Aedes (S.) aegypti (Linnaeus, 1762) por ser importante vetor de vírus, como aqueles causadores da dengue, chikungunya e zika. A espécie A. aegypti possui ciclo de desenvolvimento completo ou holometábolo, ou seja, passa por quatro estágios durante o desenvolvimento: ovo, larva (com quatro estádios), pupa e adulto. As formas imaturas de A. aegypti se desenvolvem em água doce, limpa, parada e com pouca matéria orgânica, tendo como criadouros preferenciais recipientes artificiais, como pneus, latas, vasos de plantas, além de caixas d’água, tambores e cisternas destampadas. Possui hábito diurno, apresentando o pico das atividades de alimentação durante o dia, podendo também picar à noite. Devido ao seu caráter conhecidamente antropofílico (preferência pelo homem), o A. aegypti é encontrado tanto dentro como nos arredores das residências.


O que é a dengue? 

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo. A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante – bebê) e por transfusão de sangue. Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

O que é a chikungunya? 

A febre chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953. 

O que é o zika? 

O zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação, em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.




Atividades:




Fonte:
http://zikazero.mec.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário